Para aqueles que não conhecem, o projeto NAF da Receita Federal do Brasil é revolucionário por diversos fatores.
Primeiro: é a comprovação de que grandes instituições conseguem fazer inovações de impacto, com idéias simples, pouca verba e trabalho duro, basta querer.
Segundo: mostra como o governo pode fazer parcerias com empresas privadas e gerar benefícios para todos os envolvidos e para a sociedade.
Terceiro: coloca em prática conceitos de educação do futuro, a Sala de Aula Invertida e as Comunidades de Prática.
Como funciona?
A Receita Federal precisava que os contadores saíssem melhor preparados das universidades, uma vez que boa parte de seu trabalho era retificação (correção de erros) dos documentos entregues por contadores.
Inspirada nos núcleos de apoio jurídico, a Receita Federal fez uma parceria com as faculdades de contabilidade para a criação de Núcleos de Apoio Fiscal. A faculdade disponibiliza o espaço e a orientação, dada por professores e coordenadores. Os alunos recebem treinamentos online através de vídeo-aulas disponibilizadas pela Receita Federal e têm oportunidade de colocar em prática o que aprenderam tanto nos treinamentos quanto nas aulas da faculdade, atendendo à população carente, disponibilizando todos os serviços que podem ser feitos pelo site, o chamado auto-atendimento. Os alunos aprendem na prática como resolver problemas e encontrar informações sobre documentos a serem entregues, o que será muito útil quando estiverem no mercado de trabalho.
Ao todo já são mais de 360 NAFs em todo o Brasil.
Aprendizado em tempo real, 24h por dia
Através de sua Rede de Aprendizado Online, onde também disponibiliza suas vídeo-aulas, a Receita Federal reúne em um único ambiente os alunos de todas as faculdades, onde mantém um canal aberto entre todos 24h por dia e as dúvidas são respondidas em tempo real por funcionários da própria Receita ou por outros alunos e professores.
Para resolver um problema interno, a Receita Federal um órgão que muitas vezes é visto como conservador, criou um projeto educacional que está revolucionando o aprendizado no Brasil e está sendo copiado por muitos países da América do Sul e Europa.
Utilize o Cuboz em sua instituição e disponibilize seus treinamentos a milhares de pessoas em todo o Mundo
A Receita Federal utiliza a plataforma do Cuboz ( www.cuboz.com ) para treinar mais de 10 mil alunos em sua Rede de Aprendizado Online.
Os vídeos dos treinamentos, que antes eram terceirizados, hoje são produzidos internamente pela equipe de comunicação da própria Receita Federal sob consultoria do Cuboz. O Cuboz também ofereceu consultoria para a aplicação de metodologias de Sala de Aula Invertida e Comunidades de Prática.
Saiba mais sobre Sala de Aula Invertida
Para levar o NAF para sua faculdade, basta entrar em contato com a Receita Federal de sua cidade. Cada delegacia possui um representante para novos núcleos. Encontre aqui a delegacia mais próxima: Encontrar delegacias da Receita Federal.
Inspire-se neste projeto. Inove! Todos somos responsáveis pela educação. Faça parte desta revolução! #CrazyEducationRevolution
Para saber como usar o Cuboz em sua instituição, acesse: www.cuboz.com
Deixe uma resposta